Arte colorida em casa - Semana Mundial do Brincar

Lagarta Pintada 2 23:06

Em 28 de maio, comemoramos o Dia Mundial do Brincar, um dia dedicado a resgatar a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança. Mais de 30 países realizam atividades anualmente nesta data, prestando homenagem à infância com brincadeiras, oficinas de arte e atividades. No Brasil, desde 2010 o evento, que é incentivado pela Aliança pela Infância, se transformou em uma semana inteira dedicada ao tema. Neste ano, a semana acontece justamente agora, entre 19 e 26 de maio.

O Lagarta Pintada achou a idéia muito interessante e resolveu se juntar, mesmo de longe, a essa iniciativa tão bacana: vários blogs estão postando idéias e reflexões para ajudar pais e filhos a celebrarem a infância e desrutarem de tempo de qualidade juntos, por meio das brincadeiras.

E aqui vai a nossa contribuição: dicas de brincadeiras criativas em torno do tema CORES, que você mesmo pode fazer em casa, com materiais do dia-a-dia. A percepção das cores é não só uma etapa importante do desenvolvimento físico da criança, mas também uma porta para apreciação da arte, para refinar os sentidos. Então, por que não estimulá-la desde cedo e sempre? Incluí sugestões por faixa etária até os 3 anos, mas algumas atividades com certeza vão agradar a crianças maiores, como a Via Láctea Colorida.


Como eu consegui ficar este fim de semana inteirinho dentro de casa com a Sissi, a produtividade foi alta. Criamos o Cai-cai de Pompons, que foi muito simples de montar e fez o maior sucesso. Esta é uma atividade indicada para a faixa entre 12 e 24 meses, porque estimula a capacidade de discriminar diferentes cores e também treina a coordenação motora.

A brincadeira envolve usar uma pinça plástica para pegar o pom-pom e colocá-lo no tubo da cor correspondente. Manejar a pinça corretamente cria um certo desafio e é um ótimo exercício para a coordenação motora fina.

Todo mundo sabe que quando criança gosta de uma tarefa, quer repetir milhares de vezes. Esta foi uma delas... Sissi adorou ver os pompons caindo pelos tubos. Ela achou o máximo conseguir manipular a pinça, mas a gente também se divertiu jogando os pompons à distância nos tubos para tentar acertar o alvo.





Depois dos pompons, utilizamos bonequinhos Playmobil para passarem pelos canos e o brinquedo prontamente virou um escorrega de bonecos!

Com um pouquinho de jeito e gastando quase nada você monta o seu cai-cai. Primeiro você precisa comprar os pompons. E a pinça, que é uma dessas de plástico para pegar comida. Aí, você junta os seguintes materiais:









Dependendo das cores dos pompons, você escolhe as tintas para pintar os rolos de papel higiênico (eu gosto de usar Acrilex, que seca rápido e não mancha depois, mas como é papelão, você pode, essencialmente, usar qualquer tipo de tinta que tenha em casa). Corta o retângulo da caixa de papelão, cola os rolos no retângulo (de preferência com cola quente ou cola de silicone) e, depois de montado o cai-cai, você prega na parede com fita dupla face.

Mais dicas de atividades "coloridas" para outras faixas etárias:

0 a 12 meses



Bandejas coloridas.  Pegue uma bandeja de muffins e coloque um punhado de objetos da mesma cor dentro de cada buraquinho. (Se você ainda não tem uma bandeja de muffins em casa, pode usar potinhos de iogurte vazios ou mesmo tupperwares, mas aconselho fortemente a comprar uma, é ótimo para fazer queijadinhas, empadas e cupcakes!) No exemplo da foto, só tem vários formatos de macarrão, mas você pode misturar outros objetos de acordo com a imaginação: pompons,  barbantes, bolinhas de algodão, prendedores de roupa, botões. Ou também fazer bandejas temáticas, com todos os objetos iguais e só variar as cores.

Os objetos que não são coloridos naturalmente, como prendedores, macarrão, barbante, você tinge colocando dentro de um saco tipo "ziplock" com álcool e umas gotas de corante para comida. Deixe algumas horas de "molho" dentro do ziplock e depois ponha para secar sobre algum lugar que não manche. O álcool vai secar bem rápido.

Arrume a bandeja e deixe o bebê pegar e sentir as texturas, formas e tamanhos de cada material. Conforme ele for brincando, você repete a palavra da cor escolhida -- macarrão vermelho, prendedor vermelho, pompom vermelho... A repetição de uma mesma palavra em frases diferentes é excelente para aquisição de vocabulário.

PS. Em qualquer situação com crianças dessa idade é importante a supervisão constante de um adulto, porque sempre há o risco de a criança colocar algo na boca e se engasgar.


24 a 36 meses


Para essa idade, minha sugestão é a atividade que eu chamo de Via Láctea Colorida, que é super fácil, você faz com itens que com certeza tem em casa e o efeito é lindo, lindo, lindo. Na verdade, é uma atividade que dá para fazer com crianças de qualquer idade (até os marmanjos curtem), mas indico aqui para essa faixa etária porque as crianças estão aprendendo sobre o conceito de cor de uma forma mais abstrata e você pode explorar, por exemplo, a mistura das cores durante a brincadeira.

Você vai precisar de: um pouco de leite, um prato, detergente de louça e corante alimentício de várias cores. Coloca o leite no prato, pinga umas gotas de várias cores afastadas umas das outras, sobre o leite. Por último, no centro do prato, você pinga uma gota apenas de detergente. O resultado é inacreditável!
Veja o vídeo abaixo... aposto que você vai querer ir para a cozinha fazer agora mesmo! :)




Em tempo: para saber mais sobre a Semana Mundial do Brincar e as atividades que estão sendo programadas em todo o Brasil, acesse o link

Related Posts

coordenação motora fina 8166092111645619665

2 comments

Amei essas cores e as atividades, muito legais.... também vou fazer, posso? Obrigada pela visita no Coisas, e sinta-se a vontade para fazer o post com fotos do crescimento, é uma bela recordação. Parabéns! #semanamundialdobrincar BeijoBeijo Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

Andrea, sinta-se em casa, o site é todo seu... Ótimo te conhecer durante a "semana". Bjs, Dani

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Olhando no espelho

Mãe lagarta em metamorfose permanente... com família a reboque mundo afora.

Brasil, Estados Unidos, Bolívia e Emirados. Água, terra, fogo e ar.

Porque sem sair do casulo, ninguém descobre a verdadeira identidade.

Receba por email

eu apoio